
SEGMENTO/SETOR
Setor de tecnologia, delivery e foodtech
O DESAFIO
Desenvolver uma plataforma para promover educação em liderança antirracista para toda a liderança da organização e conseguir abraçar um grande número de pessoas com um conteúdo rico, de letramento contínuo (que trata da função social da leitura e da escrita) e que de fato levasse conteúdos com alta capacidade de mudar o ponteiro e educar pessoas para práticas antirracistas.
Desenvolvimento de uma trilha de educação EAD em Liderança Antirracista, com:
- 14 capítulos em vídeo
- Exercícios para reflexão e consolidação do conhecimento
- Roteirização e produção audiovisual personalizada
A SOLUÇÃO
“A Singuê então nos trouxe a proposta de trabalhar uma trilha de letramento EAD por módulos que fossem inspirados nos ensinamentos da escritora Grada Kilomba, no que diz respeito aos estágios pelos quais passamos diante do processo para nos tornarmos pessoas antirracistas. Segundo a autora, compreendem negação, reconhecimento, posicionamento e reparação”, conta a assessoria do iFood.
De 2019 a 2023, a companhia aumentou o número de pessoas negras em 65% na liderança.

SEGMENTO/SETOR
Indústria de bebidas
O DESAFIO
Plataforma de educação para preparar pontos de venda selecionados da marca para receberem o público LGBTQIAP+ com segurança e respeito durante a transmissão dos jogos da Copa do Mundo no Catar.
Desenvolvimento de conteúdos educativos abordando:
- Vieses inconscientes e marcadores de diversidade
- LGBTfobia sob perspectiva interseccional
- Inclusão de pessoas trans e não binárias
- Orientações gerais para PDVs acolhedores
A SOLUÇÃO

SEGMENTO/SETOR
Varejo
O DESAFIO
Empoderar e potencializar o desenvolvimento de carreira de pessoas pretas e pardas na empresa
Implementação do programa afirmativo de formação P.O.D.E.R., com:
- 3 turmas, com 1.125 participantes
- Curadoria de especialistas
- Redesenho de conteúdos
- Estratégias de community management
- Dashboard de mensuração
A SOLUÇÃO
RESULTADOS
- 60% formandos
- 13% promovidas
- 6,3% mérito

SEGMENTO/SETOR
Siderurgia e mineração
O DESAFIO
Ampliar diversidade racial na liderança e acelerar carreiras de pessoas negras.
Programa afirmativo de mentoria para alcançar
30% de líderes negros.
A SOLUÇÃO
3 turmas durantes os últimos anos, com
33% dos participantes promovidos
em até 12 meses
RESULTADOS

SEGMENTO/SETOR
Beleza, cosméticos e bem-estar
O DESAFIO
Acelerar carreiras de pessoas negras colaboradoras, apoiar programas de trainee e engajar alta liderança em metas de diversidade
- Programa Avante (workshops, mentorias, coaching, assessments)
- Programa corageNatura (trainee exclusivo para pessoas negras)
- Formação de liderança inclusiva para gestores
- Board RH: encontros de formação e mentoria com alta gestão
A SOLUÇÃO
Construção de ações e compromissos de cada membro do board em direção às metas de diversidade da companhia.
RESULTADOS

“Queremos sair de 10% desses grupos na liderança para 30% nos próximos sete anos. Uma das frentes é formar essas pessoas em diversas competências, incluindo idiomas”, diz Milena Buosi, gerente de diversidade da Natura & Co para América Latina.

SEGMENTO/SETOR
Não Governamental
O DESAFIO
Desenvolver a mais completa jornada de educação em inclusão produtiva jovem para empresas.
Desenvolvimento e implementação do programa de mentoria
Transforma, com duração de 12 meses e etapas como diagnóstico, jornada do programa, formação, conexões, mentorias coletivas e acompanhamento quinzenal.
A SOLUÇÃO

SEGMENTO/SETOR
Mercado financeiro
O DESAFIO
Criar e desenvolver a estratégia de responsabilidade social da organização e o rollout de dois anos.
Desenvolvimento do conceito e estratégia de responsabilidade social do Nubank a partir do desejo dos executivos e de uma profunda escuta com articuladores sociais de todas as regiões do Brasil.
A SOLUÇÃO
“Uma das compreensões do Instituto Nu é de que a frente de atuação esteja alinhada com mulheres negras da periferia, empreendedores das favelas, grupos, organizações e coletivos periféricos para promover impactos reais e eficientes diretamente na ponta. Queremos que a potência da favela seja valorizada e o Instituto Nu seja uma ferramenta para isso”, afirma Marisa Santana, Gerente de Projetos do Instituto Nu.