Comunicação inclusiva: como colocar em prática nas empresas

Eliezer Leal • 19 de abril de 2023

A comunicação inclusiva é fundamental para sustentar os pilares de diversidade e inclusão e em um mundo que se preocupa cada vez mais, a forma em como nos comunicamos, deve ser responsável e consciente, seja ela verbal, gestual ou visual. No entanto, no nosso dia a dia tudo o que falamos e escrevemos é reflexo das experiências que temos, mas que carregam também certos vieses, que por vez possam excluir e/ou inviabilizar a comunicação de determinados grupos de pessoas. 

Quando olhamos para dentro das organizações, é muito comum que no ambiente corporativo, seja utilizado linguagem mais formais, termos específicos e/ou em línguas estrangeiras, que podem gerar uma comunicação excludente e impossibilitar que pessoas colaboradoras se sintam a vontade naquele espaço.  

Apostar em uma comunicação clara e objetiva não só favorece o diálogo e a interação, mas também contribui para a criação de um ambiente seguro e confortável para todas as pessoas envolvidas. A seguir, vamos entender melhor o que é comunicação inclusiva e como implementá-la em empresas.

O que é Comunicação Inclusiva?

A comunicação inclusiva é uma ferramenta que busca garantir que todas as pessoas tenham acesso às informações de forma acessível e compreensível. Ela busca eliminar as barreiras que podem impedir ou dificultar o entendimento e a participação de determinados grupos, especialmente no que diz respeito à diversidade e que inclui aspectos como etnia, raça, deficiências, gênero, orientação sexual, idade e outros. 

O processo comunicacional é o conjunto de etapas pelas quais a comunicação passa para que a mensagem seja transmitida de forma eficaz, entre um emissor (quem envia a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem). Fazem parte dessas etapas: o canal (meio pelo qual a mensagem é transmitida); a mensagem (informação que será transmitida, deve ser clara e objetiva) e o contexto (refere-se ao ambiente em que a comunicação ocorre).  A comunicação inclusiva busca garantir que todas as pessoas possam participar plenamente deste processo.

Características da comunicação Inclusiva

Essa prática de comunicação deve levar em consideração a diversidade de perspectivas, experiências e preferências das pessoas envolvidas, faz parte das características da comunicação Inclusiva: 

  • Ser acessível, clara e objetiva , evitando ambiguidades e mal-entendidos, além de adaptável às necessidades de cada um. 
  • Promover a colaboração, a inclusão e o diálogo aberto , permitindo que as pessoas se sintam acolhidas, respeitadas e valorizadas em suas diferenças. 
  • Possibilitando a livre expressão de opiniões e ideias . Essa prática garante que todas as pessoas possam se comunicar e interagir de maneira respeitosa e empática.

Comunicação inclusiva nas empresas e seu impacto

Quando pensamos a comunicação inclusiva dentro das organizações, essa prática se torna ainda mais importante. Nesse ambiente, é constantemente frequente a troca de informações, onde a comunicação efetiva pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma tarefa, ou projeto. A comunicação inclusiva promove um melhor relacionamento entre as pessoas colaboradoras, permitindo que estas possam conviver e se comunicar efetivamente. 

Ao promover a comunicação inclusiva tem um impacto positivo significativo nas empresas, através dela é possível criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo, onde todas as pessoas possam se contribuir, ter suas habilidades valorizadas e se sentirem respeitadas.

Por consequência, promove uma cultura de diversidade e inclusão, melhorando o engajamento dos colaboradores e o desempenho organizacional. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Ambiente de trabalho mais acolhedor: Métodos inclusivos de comunicação, leva as pessoas colaboradoras a se sentirem mais confortáveis em se comunicar abertamente e livremente no ambiente de trabalho, além disso, elas se sentem mais conectadas com a empresa e com os colegas de trabalho.  
  • Reduz a rotatividade e melhora a retenção de talentos: ambientes inclusivos, faz com que as pessoas se sintam mais seguras, e consequentemente com maior senso de pertencimento daquele lugar, ou seja, temos pessoas colaboradoras mais satisfeitas e motivadas, o que leva a redução da rotatividade e melhor retenção de talentos.  
  • Melhora a colaboração e a resolução de problemas: uma empresa que valoriza as interações e diálogos acessíveis, permite que as pessoas colaboradoras se sintam confortáveis em compartilhar suas ideias e perspectivas, independentemente de suas diferenças individuais, permitindo que as pessoas trabalhem juntas para encontrar as melhores soluções.  
  • Maior produtividade e criatividade: Uma equipe diversa , significa diferentes perspectivas, experiências e ideias, que quando combinadas criam soluções mais criativas e inovadoras, para qualquer situação enfrentada pela empresa.  
  • Melhora da imagem e competitividade da empresa : quando uma organização adota práticas de comunicação acessíveis e inclusivas, mostra o compromisso da organização com a diversidade e inclusão, melhora a imagem e fortalecer a marca. Além disso, ajuda a construir relacionamentos de confiança e fidelidade com os clientes, o que pode ser uma vantagem competitiva na conquista de novos mercados e oportunidades de negócio.

Implementando a comunicação inclusiva nas empresas 

A implementação de uma comunicação inclusiva deve acontecer de maneira 360º na organização, isso é, por parte de toda a equipe, desde as lideranças até as pessoas colaboradoras ao nível operacional. É fundamental que as empresas sejam sensíveis às necessidades de cada indivíduo, oferecendo opções personalizadas e flexíveis para atender às diferentes habilidades e preferências. 

Portanto, para a elaboração da prática de comunicação inclusiva dentro das organizações, envolve a adoção de práticas como:

  • Promover a diversidade e inclusão na empresa: já vimos o quanto diversidade e inclusão está associado diretamente com a comunicação inclusiva, isso porque ao criar ações e estratégias de diversidade e inclusão a empresa promove a interseccionalidade entre as pessoas, são diferentes experiências convivendo entre si e diferentes percepções sobre o assunto e identificar possíveis problemas que os colaboradores estejam enfrentando no dia a dia.  
  • Treinamentos, workshops e campanhas educativas: estes eventos devem abordar temas como a importância da comunicação inclusiva, os diferentes tipos de deficiências e necessidades especiais, e as boas práticas para promover a acessibilidade e a diversidade. É importante que os colaboradores tenham acesso a informações sobre o que é inclusão na empresa e qual a forma correta de se comunicar com as pessoas, entre outros.  
  • Priorizar uma comunicação clara: evitando o uso de jargões ou termos técnicos que possam ser desconhecidos por algumas pessoas. Uma linguagem simples e objetiva torna a comunicação mais inclusiva, garantindo que todos possam entender e participar igualmente. Além disso, a comunicação não deve ser apenas verbal, mas também visual e gestual, levando em conta as diferentes formas de percepção e processamento de informações de cada indivíduo.  
  • Utilizar de ferramentas e assessoria para auxiliar nesse processo: contrate profissionais especializados, capazes de promover a comunicação inclusiva na sua empresa, seja através de assessoria, ou como tradutores de libras, intérpretes, etc., além disso, é possível utilizar uma série ferramentas capazes de promover a inclusão, como banco de imagens com maior diversidade e uso da descrição de imagem. 

Participação de toda equipe

Combinados, esses aspectos podem contribuir para uma comunicação mais efetiva e inclusiva, nas empresas, deve-se incentivar a participação ativa de todas as pessoas envolvidas, escutando também o que a equipe tem a dizer sobre a postura adotada pela empresa e o que pode ser melhorado permitindo que elas se expressem livremente. 

Podemos concluir que a comunicação inclusiva dentro das organizações é a garantia que todas as pessoas terão acesso às informações de forma clara e objetiva. Mas, além disso, ela representa a promoção de valores como o respeito mútuo; a valorização das diferenças e o diálogo livre de estereótipos e preconceitos. 

Ao implementar a comunicação inclusiva, as empresas criam um ambiente de trabalho mais acolhedor, colaborativo e inclusivo, e como resultado fortalecem sua marca e pessoas colaboradoras mais satisfeitas e comprometidas que refletem diretamente no desempenho e sucesso da organização como um todo. 

 

Equipe de negócios revisando dados em um laptop e telefone em uma mesa de escritório.
Por Eliezer Leal 30 de julho de 2024
Empresas que estão em fase de consolidação no mercado encaram diversos desafios para a própria manutenção do negócio para se […] O conteúdo O Impacto da Diversidade, Equidade e Inclusão nas PMEs aparece primeiro em Singuê.
Cinco colegas diferentes sorrindo enquanto olham para um laptop em um ambiente de escritório.
Por Eliezer Leal 26 de julho de 2024
Engajamento e bem-estar dos colaboradores: tendências globais e soluções No mundo corporativo, o engajamento e o bem-estar dos colaboradores são […] O conteúdo Engajamento e bem-estar dos colaboradores: tendências globais e soluções aparece primeiro em Singuê.
Mão segurando uma bandeira do orgulho do arco-íris; a pessoa está vestindo uma jaqueta preta.
Por Eliezer Leal 28 de junho de 2024
Dia 28 de junho é comemorado o dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+, a data rememora a rebelião de Stonewall em […] O conteúdo Orgulho LGBTQIAPN+: Importância da representatividade no ambiente corporativo e como promovê-la aparece primeiro em Singuê.
Um grupo diversificado de mulheres em uma reunião. Uma aponta para um quadro branco, as outras observam, sentadas ao redor de uma mesa branca.
Por Eliezer Leal 21 de maio de 2024
Em março deste ano, foi divulgado pelo Ministério das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE) o 1º Relatório Nacional […] O conteúdo Rumo à equidade de gênero: Desenvolvendo uma liderança Inclusiva. aparece primeiro em Singuê.
Mulher tapando os ouvidos, cercada por mãos apontando para ela.
Por Equipe Singuê 26 de abril de 2024
Organizações estão sempre buscando soluções para conflitos internos e externos, entre eles,  práticas perversas como o assédio no trabalho é […] O conteúdo Assédio no Trabalho: Como combater por meio de Compliance e Diversidade e Inclusão aparece primeiro em Singuê.
Três pessoas negras sentadas a uma mesa com laptops e papéis. A mulher aponta para um documento, enquanto outros observam.
Por Equipe Singuê 3 de abril de 2024
Ao longo da vida colecionamos histórias, vivências, gostos, identidades e saberes que são transmitidos, seja através da ancestralidade ou pelas […] O conteúdo Ancestralidade e o seu papel em carreiras de liderança aparece primeiro em Singuê.
Mulher de blusa verde e homem de camiseta branca olham para um laptop e fazem anotações em uma mesa de madeira em um ambiente doméstico.
Por Eliezer Leal 28 de fevereiro de 2024
A busca por equidade nas oportunidades profissionais é um trabalho contínuo. Em geral, profissionais negros enfrentam barreiras na entrada e […] O conteúdo 5 estratégias para facilitar a progressão de carreira para profissionais negros aparece primeiro em Singuê.
Pessoa digitando em um laptop em uma mesa branca; vestindo um smartwatch e uma jaqueta escura.
Por Eliezer Leal 21 de fevereiro de 2024
Com um mercado avaliado em mais de US$ 1 bilhão, a área de tecnologia está muito aquecida. Profissionais de TI […] O conteúdo Mercado de tecnologia: entenda os desafios enfrentados por profissionais de TI negros aparece primeiro em Singuê.
Casal de idosos revisando documentos com um consultor financeiro em um escritório.
Por Eliezer Leal 14 de fevereiro de 2024
A progressão de carreira para talentos negros é essencial, mas ainda existem muitos desafios a serem superados. O coaching de […] O conteúdo Coaching de carreira: como essa estratégia pode apoiar talentos negros? aparece primeiro em Singuê.
Dois homens olhando para um laptop, um deles em uma cadeira de rodas, sorrindo. Fundo neutro.
Por Eliezer Leal 24 de janeiro de 2024
Atualmente, 9 em cada 10 brasileiros querem mudar de emprego. Essa insatisfação parte principalmente da falta de perspectiva de crescimento. […] O conteúdo Como elaborar o PDI levando em conta diversidade e inclusão aparece primeiro em Singuê.